HMA: Mãe informa que após cerca 10 minutos da ingestão de banana, paciente iniciou quadro com placas vermelhas pelo corpo associado a vômitos, cianose labial e hipotonia.
Paciente do sexo feminino, 29 anos, portadora de rinite alérgica e asma, foi submetida a procedimento cirúrgico para abordagem de endometriose com foco intestinal.
HMA: Historia de lesões avermelhadas, “inchaço” de lábios e pálpebras, tosse
com sibilância, rouquidão, sensação de “garganta fechando” e “língua
formigando” cerca de 10 minutos após uso de Cetoprofeno.
Refere que dez minutos aproximadamente após ter recebido a primeira dose da vacina contra Covid-19 do laboratório AstraZeneca começou a apresentar tontura, movimentos involuntários, boca ficou espumando, teve falta de ar e “apagou”.
À medida que cresce a ingestão desse tipo de alimento, nutricionalmente privilegiado, cresce também os relatos de alergia. Esta, é na maioria dos casos IgE dependente, com sintomas clássicos de anafilaxia, podendo ocorrer inclusive com quantidades mínimas da proteína, como a encontrada em óleo de peixe. Entretanto, outros mecanismos tem sido descritos, como FPIES (tanto aguda quanto crônica) especialmente em crianças.
Muito importante que os pacientes tenham um plano de ação em caso de anafilaxia. Aqui o colega terá um modelo para preencher e treinar seu paciente nessa situação emergencial.
Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar: 2018 - Parte 2
Diagnóstico, tratamento e prevenção. Documento conjunto elaborado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e
Associação Brasileira de Alergia e Imunologia
Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar: 2018 - Parte 1 -
Etiopatogenia, clínica e diagnóstico. Documento conjunto elaborado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e
Associação Brasileira de Alergia e Imunologia
Termo de autorização para publicação de história - Asbai
TERMO DE AUTORIZAÇÃO
Autorizo a ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia) a publicar minha história (ou de pessoa menor sob minha responsabilidade) abaixo no site www.anafilaxiabrasil.com.br, bem como nas mídias sociais (Facebook) a ele relacionado.
Estou ciente que :
1- A história deverá ser verdadeira, sendo de sua total responsabilidade os dados fornecidos.
2- A história será publicada sem qualquer identificação . Nome completo, telefone, e-mail ficarão apenas de posse da pessoa responsável pelo site para checagem de informações que porventura possam ser necessárias. Apenas as iniciais do nome, idade, gênero e profissão serão publicadas. Visando manter a ética e a privacidade do(a) paciente, não será possível a publicação de fotos.
3- A história será comentada por médico(a) alergista para servir de exemplo às pessoas interessadas em anafilaxia, estimulando a correta identificação do problema, sem jamais substituir uma consulta completa pelo profissional responsável pelo(a) paciente. Em hipótese alguma será fornecida receita ou qualquer atenção individual que caracterize atendimento médico.
4- Caso não seja história e sim dúvidas e questões para serem comentadas, as mesmas serão respondidas de forma totalmente anônima.
Atesto que li as cláusulas acima e de forma livre estou enviando a história abaixo, eximindo a ASBAI de qualquer responsabilidade quais sejam relativamente à veracidade dos fatos aqui relatados, à evolução do(a) paciente e de quaisquer aspecto relativo ao caso em questão. Atesto que todos os dados são verídicos. Estou ciente que este caso será comentado de forma meramente ilustrativa para todos os que se interessam pela doença e possam ter interesse em aprender mais sobre anafilaxia.
Todo o material enviado será previamente analisado.